PROFISSÃO: QUÍMICO


O vestibular está chegando, e daí, todo mundo tá atento nos conteúdos de prova e redação? E o curso? Já decidiram? Lá vai mais uma dica de curso super importante nos dias de hoje, e que oferta muitas portas de trabalho no Brasil: Química e Química Industrial.

A química é a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades, transformações e combinações. O químico analisa substâncias e compostos, identifica suas propriedades e características físico-químicas, como elasticidade, resistência ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, por exemplo, pesquisa e cria novos materiais, controla e supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Entre suas atribuições também estão a elaboração de projetos de instalações industriais e a manutenção de equipamentos.
O mercado de trabalho
O Brasil está em processo de mudanças e aumento de vagas de emprego na área da Química. De acordo com um estudo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), até 2010, os investimentos na indústria química brasileira deveriam chegar a 167 bilhões de dólares , criando mais de 2 milhões de empregos. Vários motivos levam a esse quadro favorável, entre eles o crescimento econômico do país, a descoberta do pré-sal e ainda a versatilidade desse profissional.
O que você pode fazer
Ensino: Dar aulas no Ensino Fundamental, Médio e Superior.
Meio ambiente: Desenvolver e acompanhar técnicas de tratamento de resíduos industriais, para impedir ou reduzir a poluição de água, ar e solo.
Pesquisa: Trabalhar em universidades, institutos de pesquisa, indústria e órgãos do governo, produzindo testes e publicando artigos científicos.
Química forense: Atuar na área de perícia, realizando testes a partir de evidências como impressão digital e compostos químicos para solução de crimes.
Química industrial: Desenvolver produtos e tecnologias para a indústria. Avaliar a viabilidade técnica e econômica de processos de fabricação e gerenciar a linha de produção, coordenando a instalação e a manutenção de equipamentos. Aperfeiçoar produtos que passem por tratamento químico. Na indústria alimentícia, procurar melhorar o sabor, o aroma e a conservação de alimentos. Nas tecelagens, testar e implantar materiais, texturas e cores em tecidos.
Olha só a grande chance de se dar bem no futuro: Faltam mais de 30 mil químicos para atuar no país nos próximos 15 anos!
Com informações do Guia do Estudante.

Comentários