GÁS NATURAL








O Gás Natural é uma mistura de metano, etano e propano, sendo que o metano representa de 73 to 95% do total. Geralmente encontrado juntamente com as escavações de óleo, o gás natural já foi considerado um transtorno.

Quando aplicações alternativas ou – como acontece atualmente – não existiam mercados acessíveis, ele era simplesmente queimado na fonte. As áreas de queima eram, algumas vezes, as mais brilhantes visíveis pelos satélites de visão noturna. Atualmente, contudo, o gás é quase completamente reinjetado para uso posterior e para elevar a produção de óleo.

A primeira aplicação prática do gás natural data de 200 AC e é atribuída, assim como tantos outros desenvolvimentos tecnológicos, aos chineses. Eles usavam-no para fazer sal, a partir da salmoura em evaporadores alimentados a gás, cavando poços razos e conduzindo o gás aos evaporadores através de canos de bambu.

O gás natural foi aplicado extensivamente na Europa e na América do Norte, no século XIX, como combustível para iluminação, até que o rápido desenvolvimento da eletricidade, na década de 1890, finalizou aquela era.

O desenvolvimento de tubulações de aço e equipamento semelhantes, que permitia grandes volumes de gás fossem fácil e seguramente transportados por muitos quilômetros, lançando a indústria moderna de gás natural. A primeira tubulação soldada de mais de 320 km de comprimento foi construída em 1925, de Louisiana ao Texas.

Como conseguir Gás Natural?

A busca por gás natural inicia-se com os geólogos, eles localizam os tipos de rocha conhecidas por conter depósitos de óleo e gás. Atualmente, suas ferramentas incluem pesquisas sísmicas, usadas para encontrar os melhores locais para cavar os poços.

Esse tipo de pesquisa utilize-se de ecos de uma fonte de vibração na superfície da terra (normalmente uma almofada vibrante sob um caminhão construído para esse propósito) para captar informações sobre as rochas no subsolo. Algumas vezes, é preciso usar pequenas quantidades de dinamite para conseguir a vibração necessária.

Cientistas e engenheiros exploram uma área determinada, estudando amostras de rochas do solo e fazendo mensurações. Se o local mostrar-se promissor, as escavações iniciam-se. Algumas dessas areas encontra-se em terra, mas parte delas estão em alto mar, no profundo oceano. Uma vez que o gás é localizado, ele flui pelo poço até a superfície do solo e para as grandes tubulações.

Alguns dos gases produzidos juntamente com o metano, como o butano e o propano (também conhecidos como 'sub-produtos'), são separados e purificados em uma planta processadora de gases. Os sub-produtos, uma vez removidos, são aplicados de diversas formas. Por exemplo, o propano pode ser usado para cozinhar, em fogões a gás.

Por ser incolor, inodoro e insípido, o gás natural recebe adição do mercaptano (um componente químico que possui odor sulfúrico) antes de sua distribuição, para que apresente um odor distinto e desagradável (cheira a ovos podres). Isso funciona como um dispositivo de segurança, permitindo que seja detectado, no caso de vazamentos.

Fonte: http://bio2.encode.com.br/artigo.aspx?id=278&area=energia

Comentários