O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em sua versão 2013, apresentará 45 questões objetivas referentes à área do conhecimento “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, cujos componentes curriculares são Química, Física e Biologia.
Segundo o edital, tal prova, de uma maneira geral, busca verificar o domínio das linguagens do aluno, seu nível de compreensão de fenômenos,capacidade de enfrentar situações-problema, de construir argumentações e de elaborar propostas.
Especificamente em “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, espera-se que ele seja capaz de:
– Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
– Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
– Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
– Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
– Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
– Apropriar-se de conhecimentos da física, química e biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
Uma vez que, no ENEM, os componentes curriculares não são divididos; as questões tendem a relacionar as diversas abordagens dadas a um mesmo conteúdo, dentro de disciplinas diferentes. Além disso, é recorrente o uso de textos explicativos, imagens e gráficos que, desde que bem interpretados, podem fornecer automaticamente a resposta da questão. Por este motivo, é sempre bom ler/observar mais de uma vez cada um desses itens adicionais à pergunta. Outra dica é estar atento à possibilidade de ser requerido o uso de ferramentas básicas da Matemática.
As questões referentes às Ciências da Natureza e suas Tecnologias abordam bastante a temática ambiental. Embora algumas delas se utilizem de recursos que, à primeira vista, poderiam ser de difícil compreensão – como é o caso de legislações ambientais –, por serem cobrados aspectos relacionados ao nosso cotidiano e/ou interpretação, elas acabam se apresentando de média à fácil resolução. Vale ressaltar, também, que é recorrente a presença de questões relacionadas a fontes de energia, principalmente as alternativas.
Especificamente sobre a Biologia, considerando os conteúdos abordados nas questões das provas de 2008 a 2012, o aluno deverá dar uma atenção especial aos temas de ecologia, e de saúde pública e doenças em geral. Além deles, evolução, genética, biologia celular, fisiologia animal e vegetal (com destaque para o funcionamento dos sistemas do corpo humano), e biotecnologias – transgenia (aqui e aqui), clonagem, etc.; também merecem destaque.
Uma observação oportuna é o fato de a questão 90, da prova amarela do Enem de 2010, ter abordado os príons: partículas infecciosas descobertas por Stanley Prusiner, que posteriormente recebeu o Prêmio Nobel, por essa pesquisa. Por via das dúvidas, não custa nada estudar com afinco também esse assunto.
Comentários