E.E.
PROF. LEOPOLDO SANTANA
DISCIPLINA: QUÍMICA SÉRIE: PRIMEIROS ANOS
ESTUDO
DIRIGIDO - ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 1º, 2º E 3º BIMESTRE
ORIENTAÇÕES:
·
Esta
atividade é de recuperação de conteúdo trabalhado ao longo do ano,
especificamente nos bimestres anteriores.
·
Deverá
ser entregue acompanhada da folha de questões.
·
Deverá
ser entregue com capa de acordo com a ABNT.
·
As
respostas podem ser feitas a lápis, mas a resposta final a caneta.
·
Deverá ser
entregue até o dia 25.11.2013
Leia o
texto a seguir e responda as questões de 1 a 6:
O calcário, depois de
extraído, selecionado e moído, é submetido a elevadas temperaturas em fornos
industriais num processo conhecido como calcinação, que dá origem ao CaO (óxido
de cálcio: cal) e CO2 (gás carbônico). Para essa reação ocorrer, a temperatura
do forno da caieira (indústria produtora de cal) deve ser de no mínimo 850
graus celsius, mas a eficiência total da calcinação se dá à temperatura de 900
a 1000 graus. Portanto, o processo demanda queima de combustível: lenha
(gasogênio), óleo combustível, gás natural, gás de coqueira, carvão ou material
reciclado.
Para a obtenção da cal hidratada é necessário promover a reação da cal virgem com água, o que resulta em hidróxido de cálcio, segundo a fórmula: CaO + H2O → Ca(OH)2. A geração de calor nesse processo é tão grande, que parte da água evapora e parece uma "fumaça".
Para a obtenção da cal hidratada é necessário promover a reação da cal virgem com água, o que resulta em hidróxido de cálcio, segundo a fórmula: CaO + H2O → Ca(OH)2. A geração de calor nesse processo é tão grande, que parte da água evapora e parece uma "fumaça".
1. Identifique
termos relacionados a química e quando possível dê seu significado.
2. Escreva
a equação química de reação de obtenção da cal (CaO) a partir do calcário (CaCO3).
3. A
leitura do texto revela a necessidade da queima de combustíveis fósseis. Quais
são os impactos ambientais da queima destes materiais na produção da cal?
4. De
acordo com o texto, ocorrem transformações químicas e físicas. Cite-os.
5. A
produção da cal é um processo reversível ou não? Justifique.
6. Reescreva o processo de produção da cal
identificando os estados físicos de cada material envolvido no processo.
Leia o texto a seguir e responda as questões 7 a 10
O carvão vegetal é produzido a partir da lenha pelo processo de
carbonização ou pirólise. Ao contrário do que aconteceu nos países
industrializados, no Brasil, o uso industrial do carvão vegetal continua sendo
largamente praticado. O Brasil é o maior produtor mundial desse insumo
energético. No setor industrial (quase 85% do consumo), o ferro-gusa, aço e
ferro-ligas são os principais consumidores do carvão de lenha, que funciona
como redutor (coque vegetal) e energético ao mesmo tempo. O setor residencial
consome cerca de 9% seguido pelo setor comercial com 1,5%, representado por
pizzarias, padarias e churrascarias. O poder calorífico inferior médio do
carvão é de 7.365 kcal/kg (30,8 MJ/kg). O teor de material volátil varia de 20
a 35%, carbono fixo varia de 65 a 80% e as cinzas (material inorgânico) de 1 a
3%.O uso de carvão vegetal como redutor do minério de ferro no Brasil data de
1591 em fundições artesanais para produzir ferramentas de uso agrícola na
colônia. A carbonização de lenha é praticada de forma tradicional em fornos de
alvenaria com ciclos de aquecimento e resfriamento que duram até vários dias.
Os fornos retangulares equipados com sistemas de condensação de vapores e
recuperadores de alcatrão são os mais avançados em uso atualmente no país. Os
fornos cilíndricos com pequena capacidade de produção, sem mecanização e sem
sistemas de recuperação de alcatrão continuam sendo os mais usados nas
carvoarias. A temperatura máxima média de carbonização é de 500oC. É
importante notar que o rendimento em massa do carvão vegetal em relação a lenha
seca enfornada é de aproximadamente 25% nos fornos de alvenaria. A recuperação
do licor pirolenhoso pode chegar a 50% em massa da lenha, sendo o restante
gases. O alcatrão, pode ser usado como fonte de insumos químicos para a
indústria através dos derivados fenólicos provenientes da degradação térmica da
lignina, que podem substituir o fenol de origem fóssil nas suas aplicações em
resinas e refratários. Este sub-produto do carvoejamento da lenha poderá trazer
significativos benefícios para a agroindústria da biomassa. As recentes
inovações tecnológicas de pirólise rápida de biomassa otimizam a produção de
alcatrão, conferindo-lhe a denominação de bio-petróleo ou bio-óleo. Não raras
vezes a atividade de carvoejamento tem sido associada com condições desumanas
de trabalho. Esta realidade deve ser modificada e no seu lugar surgir, com o
emprego de novas tecnologias, uma indústria limpa e realmente sustentável e
renovável, geradora de empregos dignos e de divisas num país de vocação
florestal cujo próprio nome é de uma árvore vermelha: Brasil.
7.
Defina o termo poder calorífico.
8.
O que é pirólise?
9.
Cite exemplos de impactos ambientais em decorrência da combustão
dos combustíveis fósseis citados no texto.
10.
Sabendo que o rendimento, em massa, do carvão vegetal em relação a
lenha seca enfornada é de aproximadamente 25% nos fornos de alvenaria, suponha
que 2 toneladas de carvão foram utilizadas no processo de carbonização. Qual
foi a massa final obtida?
Leia o
texto e responda a questão 11 a 14
A constituição da matéria é motivo de muita curiosidade entre os
povos antigos. Filósofos buscam há tempos a constituição dos materiais.
Resultado dessa curiosidade implicou na descoberta do fogo, o que o permitiu
cozinhar os alimentos, e consequentemente implicou em grande desenvolvimento
para a sociedade. A partir dessa descoberta pôde-se verificar, ainda, que o
minério de cobre (conhecido na época com pedras azuis), quando submetido ao
aquecimento, produzia cobre metálico, ou aquecido na presença de estanho,
formava o bronze. A passagem do homem pelas “idades” da pedra, do bronze e do
ferro, foi, portanto, de muito aprendizado para o homem, conseguindo produzir
materiais que lhe fosse útil. Por volta de 400 a.C., surgiram os primeiros
conceitos teóricos da Química. Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo
afirmavam que a matéria não era contínua, e sim constituída por minúsculas
partículas indivisíveis, às quais deram o nome de átomos. Platão e Aristóteles,
filósofos muito influentes na época, recusaram tal proposta e defendiam a ideia
de matéria contínua. Esse conceito de Aristóteles permaneceu até a Renascença,
quando por volta de 1650 d.C. o conceito de átomo foi novamente proposto por
Pierre Cassendi, filósofo francês. O conceito de "Teoria atômica"
veio a surgir após a primeira ideia científica de átomo, proposta por John
Dalton após observações experimentais sobre gases e reações químicas. Os
modelos atômicos são, portanto, teorias fundamentadas na experimentação.
Tratam-se, portanto, de explicações para mostrar o porquê de um determinado
fenômeno. Diversos cientistas desenvolveram suas teorias até que se chegou ao
modelo atual.
11.
Qual
resultado para a humanidade da curiosidade do homem em descobrir a constituição
da matéria?
12.
Escreva os
símbolos dos elementos químicos citados no texto, bem como suas propriedades
físico-químicas. (temperatura de fusão, ebulição, densidade, etc).
13.
Com base
no texto e em pesquisas extras, explique o conceito de Dalton sobre o átomo.
14.
Faça um
desenho dos modelos atômicos existentes.
Leia o
texto e responda as questões 15 a 20
O ferro é um elemento químico de número atômico igual a
26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 ºC e ponto de ebulição
de 2862 ºC. Esse metal é de muita importância em nossa sociedade, pois existem
os mais diversos objetos que contêm ferro em sua constituição. Ele pode estar
na sua forma pura ou formando a liga metálica chamada de aço (formada por
aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício,
enxofre e oxigênio).
O ferro já é usado desde os tempos mais remotos, cerca de
4000 a 3500 a.C. Nessa época, o ferro era obtido por meio de meteoros e era
considerado extremamente raro.
Apesar de ser o quarto elemento mais abundante na crosta
terrestre, não se encontra o ferro isolado na natureza, mas somente em
minérios, sendo que os principais são: hematita (Fe2O3 ), magnetita (Fe3O4),
siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.H2O)
e pirita (FeS2).
A partir desses minérios, é possível produzir o metal ferro.
Essa obtenção de um metal por meio de seus minérios é feita com vários
elementos, tais como o alumínio, o cobre, o titânio e o manganês; e esse
processo é estudado pela área da metalurgia. Um ramo da
metalurgia que cuida somente da obtenção do ferro e do aço é a siderurgia, e o principal minério utilizado é a
hematita
Nas siderúrgicas, o aço tem maior prioridade que o ferro
na produção, porque essa liga pode ser trabalhada na forja, na laminação e na
extrusão, enquanto com o ferro isso é difícil. O aço também possui maior dureza
e elevada resistência mecânica. Para melhorar ainda mais, esses materiais (o
ferro e o aço) têm um custo ainda menor do que outros metais e ligas de alta
resistência.
15.
Identifique
as temperaturas de fusão e ebulição do ferro.
16.
Segundo o
texto, se um objeto de aço tiver massa igual a 500kg, quantos quilos de ferro
essa liga possui?
17.
Realize
uma pesquisa e escreva a equação de obtenção do ferro a partir de hematita.
18.
Qual a
massa de ferro que poderá ser obtida a partir de 1 tonelada de hematita? Tenha
como base a reação de obtenção de ferro da questão anterior.
19.
Explique a
diferença entre metalurgia e siderurgia.
20.
Escreva as
reações de obtenção de ferro a partir da magnetita, da siderita e da pirita.
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