POLUIÇÃO DO AR - QUALIDADE DO AR NOS BAIRROS, PARQUES E ESCOLA

Terceiros anos, vocês iniciam a aplicação prática dos conceitos sobre poluição atmosférica com este estudo de campo.

Ele deverá ser realizado em três ambientes: bairro, escola e na cidade de São Paulo.

Para tanto, vocês deverão montar um "medidor de poluição" comum às três situações de estudo.

Este medidor é muito simples de ser confeccionado. Ele é feito grampeando um filtro de papel (coador de papel) e  um palito de churrasco. Pronto! Seu medidor de poluição do ar está montado.

Cada terceiro fará os três estudos.

Estudo 1- Qualidade do ar nos bairros
Os alunos deverão se reunir em grupos e cada componente do grupo confeccionará 8 medidores de poluição.
Apenas sete desses medidores será afixado nas janelas da casa de cada aluno. De maneira que não entre em contato com chuva.
O outro medidor restante será o referencial padrão.
O teste consiste em deixar expostos por uma semana (7dias) estes medidores. Sendo que a cada dia o aluno recolhe um dos medidores. Assim, ele poderá elaborar uma escala de poluição.
Ao final da semana, o grupo elaborará um mapa da qualidade do ar no seu bairro. Utilizando mapas, legendas e a escala de cinza estimando a quantidade de partículas em microgramas por centímetros quadrados.

Estudo 2 - Qualidade do ar na escola

O grupo de alunos fará o mesmo medidor de poluição que será distribuído em locais estratégicos na escola para realizar a mesma análise do estudo anterior. Mapeando a escola e apresentando os locais mais poluídos da escola.

Estudo 3 - Qualidade do ar em parques

O grupo de alunos percorrerão alguns parques da cidade para realizar estudo semelhante. Os parques que obrigatoriamente devem ser locais de estudo são: Ibirapuera, Trianon e Guarapiranga. O grupo deverá percorrer no máximo 5 parques na cidade.
O medidor de poluição a ser confeccionado é um catavento feito com cartolina. Neste catavento, o aluno deverá colocar silicone. Assim, o silicone servirá para absorver o material particulado presente na atmosfera na região do parque.
O grupo deverá mapear o parque e percorrer locais estratégicos para uma posterior análise.

Os relatórios deste estudo deverão conter: capa, introdução teórica(conceito sobre poluição do ar), objetivo, resultados (com tabelas, gráficos, mapas, etc), conclusão e referências bibliográficas (ABNT).

Todo o estudo deverá ser registrado com fotos e vídeos.

Esta atividade deve ser entregue em pen drive.

Comentários

Unknown disse…
Tio bira vou fazer sozinho tenho que fazer os tres ou fazer um só
Unknown disse…
Tio bira vou fazer sozinho tenho que fazer os tres ou fazer um só