Terceiros anos, vocês iniciam a aplicação prática dos conceitos sobre poluição atmosférica com este estudo de campo.
Ele deverá ser realizado em três ambientes: bairro, escola e na cidade de São Paulo.
Para tanto, vocês deverão montar um "medidor de poluição" comum às três situações de estudo.
Este medidor é muito simples de ser confeccionado. Ele é feito grampeando um filtro de papel (coador de papel) e um palito de churrasco. Pronto! Seu medidor de poluição do ar está montado.
Cada terceiro fará os três estudos.
Estudo 1- Qualidade do ar nos bairros
Os alunos deverão se reunir em grupos e cada componente do grupo confeccionará 8 medidores de poluição.
Apenas sete desses medidores será afixado nas janelas da casa de cada aluno. De maneira que não entre em contato com chuva.
O outro medidor restante será o referencial padrão.
O teste consiste em deixar expostos por uma semana (7dias) estes medidores. Sendo que a cada dia o aluno recolhe um dos medidores. Assim, ele poderá elaborar uma escala de poluição.
Ao final da semana, o grupo elaborará um mapa da qualidade do ar no seu bairro. Utilizando mapas, legendas e a escala de cinza estimando a quantidade de partículas em microgramas por centímetros quadrados.
Estudo 2 - Qualidade do ar na escola
O grupo de alunos fará o mesmo medidor de poluição que será distribuído em locais estratégicos na escola para realizar a mesma análise do estudo anterior. Mapeando a escola e apresentando os locais mais poluídos da escola.
Estudo 3 - Qualidade do ar em parques
O grupo de alunos percorrerão alguns parques da cidade para realizar estudo semelhante. Os parques que obrigatoriamente devem ser locais de estudo são: Ibirapuera, Trianon e Guarapiranga. O grupo deverá percorrer no máximo 5 parques na cidade.
O medidor de poluição a ser confeccionado é um catavento feito com cartolina. Neste catavento, o aluno deverá colocar silicone. Assim, o silicone servirá para absorver o material particulado presente na atmosfera na região do parque.
O grupo deverá mapear o parque e percorrer locais estratégicos para uma posterior análise.
Os relatórios deste estudo deverão conter: capa, introdução teórica(conceito sobre poluição do ar), objetivo, resultados (com tabelas, gráficos, mapas, etc), conclusão e referências bibliográficas (ABNT).
Todo o estudo deverá ser registrado com fotos e vídeos.
Esta atividade deve ser entregue em pen drive.
Ele deverá ser realizado em três ambientes: bairro, escola e na cidade de São Paulo.
Para tanto, vocês deverão montar um "medidor de poluição" comum às três situações de estudo.
Este medidor é muito simples de ser confeccionado. Ele é feito grampeando um filtro de papel (coador de papel) e um palito de churrasco. Pronto! Seu medidor de poluição do ar está montado.
Cada terceiro fará os três estudos.
Estudo 1- Qualidade do ar nos bairros
Os alunos deverão se reunir em grupos e cada componente do grupo confeccionará 8 medidores de poluição.
Apenas sete desses medidores será afixado nas janelas da casa de cada aluno. De maneira que não entre em contato com chuva.
O outro medidor restante será o referencial padrão.
O teste consiste em deixar expostos por uma semana (7dias) estes medidores. Sendo que a cada dia o aluno recolhe um dos medidores. Assim, ele poderá elaborar uma escala de poluição.
Ao final da semana, o grupo elaborará um mapa da qualidade do ar no seu bairro. Utilizando mapas, legendas e a escala de cinza estimando a quantidade de partículas em microgramas por centímetros quadrados.
Estudo 2 - Qualidade do ar na escola
O grupo de alunos fará o mesmo medidor de poluição que será distribuído em locais estratégicos na escola para realizar a mesma análise do estudo anterior. Mapeando a escola e apresentando os locais mais poluídos da escola.
Estudo 3 - Qualidade do ar em parques
O grupo de alunos percorrerão alguns parques da cidade para realizar estudo semelhante. Os parques que obrigatoriamente devem ser locais de estudo são: Ibirapuera, Trianon e Guarapiranga. O grupo deverá percorrer no máximo 5 parques na cidade.
O medidor de poluição a ser confeccionado é um catavento feito com cartolina. Neste catavento, o aluno deverá colocar silicone. Assim, o silicone servirá para absorver o material particulado presente na atmosfera na região do parque.
O grupo deverá mapear o parque e percorrer locais estratégicos para uma posterior análise.
Os relatórios deste estudo deverão conter: capa, introdução teórica(conceito sobre poluição do ar), objetivo, resultados (com tabelas, gráficos, mapas, etc), conclusão e referências bibliográficas (ABNT).
Todo o estudo deverá ser registrado com fotos e vídeos.
Esta atividade deve ser entregue em pen drive.
Comentários