PROJETO GRÁVIDOS - CONCLUSÃO

Olá galera, nosso Projeto Grávidos chegou ao fim. Mas deixou muito aprendizado.

Vejam algumas discussões, opiniões e conclusões sobre o projeto:

"Como eu já havia dito não foi nem um pouco fácil, tive de superar a vergonha, o cansaço ás vezes era maior, tinha preguiça de fazer muita coisa, mais consegui concluir.
No começo eu fiquei sem direção sem saber o que fazer e tentando entender o porquê desse trabalho tão sem sentido, mas pouco a pouco tudo foi se encaixando e eu percebi que esse trabalho nos revelou um olhar que não conhecíamos outro lado da vida, particularmente esse trabalho me deu uma grande lição de vida e eu aprendi muito com ele."


"Muito gratificante realizar esse projeto tenho certeza que desse trabalho tirarem várias lições e reflexões sobre o quanto é sério estar grávida na adolescência."


"Pude perceber que ser mãe nessa idade necessita muito mais do que maturidade, e sim estabilidade, estrutura, apoio familiar, e além de tudo muito cuidado. E pude perceber também que ter o pai de criança por perto ajuda muito."

"Podemos fazer parte de um projeto tão interessante que nos fez sentir na pele, o que nossa mãe sentiu e como nosso pai colaborou em partes da gravidez. Senti diversas dificuldades ao andar, usar o banheiro e dormir."

"Depois dessa experiência, tive a absoluta certeza de uma única coisa, não quero engravidar cedo, fiquei apenas 1 semana com a barriga que foi o suficiente para me sufocar, e para perceber que ser mãe nesta idade não nos ajuda em muita coisa, claro que ter uma criança em casa, é tudo de bom, mais para isso temos que ter estrutura, base social, apoio dos familiares, maturidade, renda, e saber educar a criança e é claro que um adolescente jamais teria isso."



Comentários