O SARESP divulga no link http://file.fde.sp.gov.br/saresp/saresp2013/Arquivos/Saresp2013_MatrizRefAvaliacao_DocBasico_Completo.pdf as matrizes curriculares para a avaliação.
Cada área do conhecimento, em sua componente específica, possui uma matriz de avaliação que avalia as competências adquiridas pelo aluno ao longo do processo de aprendizagem com o conteúdo de cada componente assim como as habilidades necessárias para cada competência.
Dá-se, então, uma matriz de competências divididas em três grupos.
Grupo I: Competências para observar.
Grupo II: Competências para realizar.
Grupo III: Competências para compreender.
EXEMPLO DE APLICAÇÃO
Estudando o tema "Transformações Químicas na Natureza e no Sistema Produtivo", para que o aluno desenvolva a competência enquadrada
1- no grupo I (observação) são necessárias algumas habilidades dentre elas reconhecer a conservação de massa e as proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos e a energia envolvidas em uma transformação química.
2 - no grupo II (realização) são necessárias algumas habilidades dentre elas realizar cálculos para estimar massas, massas molares, quantidades de matéria (mol), número de partículas e energia envolvida em transformações de combustão e em transformações químicas em geral.
3 - no grupo III (compreensão) são necessárias algumas habilidades dentre elas interpretar a transformação química como resultante da quebra de ligações nos reagentes e formação de novas ligações, que resulta nos produtos.
Cada área do conhecimento, em sua componente específica, possui uma matriz de avaliação que avalia as competências adquiridas pelo aluno ao longo do processo de aprendizagem com o conteúdo de cada componente assim como as habilidades necessárias para cada competência.
Dá-se, então, uma matriz de competências divididas em três grupos.
Grupo I: Competências para observar.
Grupo II: Competências para realizar.
Grupo III: Competências para compreender.
EXEMPLO DE APLICAÇÃO
Estudando o tema "Transformações Químicas na Natureza e no Sistema Produtivo", para que o aluno desenvolva a competência enquadrada
1- no grupo I (observação) são necessárias algumas habilidades dentre elas reconhecer a conservação de massa e as proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos e a energia envolvidas em uma transformação química.
2 - no grupo II (realização) são necessárias algumas habilidades dentre elas realizar cálculos para estimar massas, massas molares, quantidades de matéria (mol), número de partículas e energia envolvida em transformações de combustão e em transformações químicas em geral.
3 - no grupo III (compreensão) são necessárias algumas habilidades dentre elas interpretar a transformação química como resultante da quebra de ligações nos reagentes e formação de novas ligações, que resulta nos produtos.
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