RPG DE QUÍMICA - TERCEIROS ANOS (MANHÃ, TARDE E NOITE)

OLÁ TERCEIROS,

TODOS VOCÊS ESTÃO CONVIDADOS PARA UM JOGO DE RPG.

COMO COMENTEI HOJE EM SALA,  A PROPOSTA É CRIAR UM ROTEIRO DE RPG BASEADO NA HISTÓRIA DE DANGEOUS AND DRAGONS.

ALGUNS PARÂMETROS FORAM COLOCADOS PARA RESTRINGIR A APLICAÇÃO NA QUÍMICA.

VOCÊS TERÃO DOIS DIAS PARA FINALIZAR O JOGO.

O OBJETIVO É APLICAR OS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES.

A SUGESTÃO É QUE VENHAM CARACTERIZADOS COM SEUS PERSONAGENS.

CADA SALA TERÁ SUA MESA DE JOGO, E SERÃO ACOMPANHADOS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA E OUTRAS ÁREAS  NO DECORRER DA PARTIDA.

SEGUEM AS ORIENTAÇÕES PARA CRIAÇÃO DO ROTEIRO DO RPG:

A época em que se passa a aventura é a medieval, escolhida por consenso e gosto pessoal. Este tipo de aventura é uma adaptação de um estilo conhecido como D & D (Dangeous & Dragon), pois algumas características impostas ao jogo, dependiam de descrição de vários aspectos químicos.
Inicialmente, os jogadores foram convidados a escolher um personagem que mais os agradavam e uma série de itens químicos, como, sais, ácidos, bases, vidrarias e metais, dispostos em sacolas diferentes, para que o jogador pudesse escolher. Houve a preocupação de se escolher conteúdos que os jogadores tivessem estudado no curso de graduação, como oxidação, reações de precipitação, solubilidade, síntese orgânica, entre outros, considerando-se que neste caso, o jogo foi utilizado para reforçar conceitos e verificar alguns aspectos de aprendizagem além de desenvolver o raciocínio cognitivo. Todos estes conceitos foram trabalhados em determinados pontos da aventura, como forma de vencer os obstáculos.
Uma sinopse da aventura é apresentada abaixo:
Sinopse
A aventura acontece na Europa no século XVI onde um professor de uma renomada escola de alquimia da época é raptado por um invejoso alquimista rival, dotado de muita sabedoria e vários poderes ele toma um castelo e lá forma um exercito cheios de orcs, zumbis, morcegos e outros monstros peculiares ao jogo de RPG, com o objetivo de deter todo o conhecimento do professor raptado e posteriormente tomar a escola de alquimia para si. Em meio a esse caos que parece surgir com o rapto do professor surge um grupo de alunos que estão dispostos a sair em busca do professor desaparecido.
No castelo os jogadores passam por salas que alem dos obstáculos químicos propostos pelos autores, lutam, abrem passagens secretas, escorregam em túneis, despencam em buracos, arrombam portas e etc, como em um jogo normal de RPG. Os jogadores têm como objetivo encontrar o professor e para isso eles terão que, usando sorte e todo o seu conhecimento em química, derrotar o vilão desvendando todos os enigmas envolvidos na aventura citados anteriormente. No desenrolar da aventura os jogadores descobrem que o professor estava envolvido em pesquisas que buscavam a cura de uma determinada doença e que provavelmente tenha sido o motivo pelo qual foi raptado. Os jogadores descobrem também que o professor está contaminado com essa doença e que alem de destruir o vilão os jogadores precisam sintetizar o medicamento em questão (AAS) e assim curar o professor.
Durante o jogo, são disponibilizados e narrado pelo mestre 8 salas em um castelo com vários outros obstáculos químicos a serem transpostos para que se possa chegar ao autor do sequestro e consequente resgate do professor. Analisaram-se os diálogos dos jogadores durante e após a execução da aventura, anotadas devidamente em diários de campo.
FONTE: http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/761/262

O JOGO SEJA REALIZADO NOS DIAS 21 e 22 DE JULHO EM TODO O PERÍODO DE AULAS

DIVIRTAM-SE

Comentários

Unknown disse…
Como faço para ter acesso a este material?