OLÁ ALUNOS, SEGUEM AS NORMAS PARA FORMATAR O TRABALHO DE PESQUISA QUE VOCÊS DEVERÃO REALIZAR NESTE BIMESTRE.
A PARTIR DAS PRÓXIMAS SEMANAS VOCÊS DARÃO INÍCIO ÀS PESQUISAS E LEVANTAMENTOS DE INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS.
A PARTIR DE AGORA, TODOS OS TRABALHOS REALIZADOS DEVERÃO SEGUIR ESTA FORMATAÇÃO.
A PARTIR DAS PRÓXIMAS SEMANAS VOCÊS DARÃO INÍCIO ÀS PESQUISAS E LEVANTAMENTOS DE INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS.
A PARTIR DE AGORA, TODOS OS TRABALHOS REALIZADOS DEVERÃO SEGUIR ESTA FORMATAÇÃO.
1 ESTRUTURA BÁSICA
Os elementos indicados estão na ordem em que
devem aparecer no trabalho.
Estrutura Elemento
Pré-textuais
Capa
Folha
de rosto
Resumo
na língua vernácula
Resumo
em língua estrangeira
Sumário
Textuais Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Pós-textuais
Referências
Apêndice
(opcional)
Anexo
(opcional)
2 NORMAS GERAIS
a)
papel
-
branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm);
b)
margens
-
esquerda e superior - 3 cm,
- direita e inferior - 2 cm;
c)
paginação
-
contar de forma sequencial a partir da folha de rosto,
-
iniciar a sua apresentação visual a partir da página de Introdução, a 2 cm
da borda superior, ficando o último
algarismo a 2 cm da borda direita da folha;
d)
títulos
-
os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os
sucede por dois espaços 1,5,
-
usar somente algarismos arábicos para a indicação das seções do trabalho,
- não usar a palavra Capítulo, Parte,
-
os títulos numerados devem ser alinhados à esquerda,
-
o indicativo numérico de uma seção deve ser separado do título por um espaço
de caractere,
-
os títulos não numerados agradecimentos,
resumo, abstract, listas em geral,
sumário, referências, apêndices e anexos
devem ser centralizados,
-
a dedicatória e a epígrafe não têm título,
-
seguir a apresentação tipográfica indicada abaixo:
1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1
SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1.Seção terciária
1.1.1.1
Seção quaternária
1.1.1.1.1 Seção quinária
a)
alínea;
b)
alínea
- subalínea,
- subalínea;
b)
alínea.
3 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
a)
capa
-
fonte 12,
-
texto centralizado;
Modelo de capa
E.E. PROF. LEOPOLDO SANTANA
ENSINO MÉDIO
(fonte arial 14 letras, maiúsculas, negrito)
GABRIEL SANTOS SILVA No. 14
MARIA FERNANDA MOREIRA No. 26
VIVIANE ALVES DOS SANTOS No. 42
(fonte arial 12)
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO
DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NO ENSINO
FUNDAMENTAL
(fonte arial 16)
Série/Turma
São Paulo
2014
(arial 14)
b)
folha de rosto
-
fonte 12,
-
texto centralizado nome do autor, título
do trabalho, cidade e data;
-
alinhamento justificado do meio da mancha até a borda direita, com espaço
simples entre as linhas e sem recuo de início de parágrafo
-
texto indicativo do tipo de trabalho e
instituição;
Modelo de folha de rosto
MARIA AGUSTA DE SOUZA No. 20
MARIA CRISTINA MOTA No. 21
SANDRA RIBEIRO DOS ANJOS No. 40
(Fonte arial 12)
CONTOS DE FADAS: O LADO NEGRO DA HISTÓRIA
(fonte arial 16)
Trabalho acadêmico
apresentado à E.E. Prof. Leopoldo Santana como parte integrante dos requisitos
de avaliação da disciplina de Química no Ensino Médio sob a orientação do Prof.
Ubiratan Bernardes
(Fonte arial 11)
São Paulo
2014
(Fonte arial 14)
c)
resumo / abstract
-
título centralizado, não numerado,
-
espaço 1,5 entre as linhas,
-
parágrafo único,
-
não recuar o início do parágrafo,
-
deve ter entre 150 e 500 palavras,
-
não pular uma linha entre o texto do resumo / abstract e as palavras-chave,
-
as palavras-chave devem ser antecedidas da expressão palavras-chave: e
separadas entre si por ponto,
-
indicar entre três e cinco palavras-chave;
d)
sumário
-
título centralizado, não numerado,
-
usar a mesma apresentação tipográfica dos títulos das seções,
-
indicar todas as seções textuais e pós-textuais,
-
alinhar pela margem do título do indicativo mais extenso,
CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO
1.1 Generalidades sobre o tema
1.1.1 Histórico
1.2 Objetivos
1.2.1 Gerais
1.2.2 Específicos
1.3 Justificativa
1.4 Breve descrição dos capítulos
CAPÍTULO 2 REVISÃO DA LITERATURA (Poderá ser
desmembrado em vários capítulos)
2.1 Aspectos gerais da hiperatividade
2.1.1 Definição
2.1.2 Causas
2.1.2.1 Intrínsecas
2.1.2.2 Extrínsecas
2.2 Características
2.3 Os principais sintomas da hiperatividade
2.3.1 Desatenção
2.3.2 Impulsividade
4 ELEMENTOS TEXTUAIS
a)
alinhamento do texto
-
justificado;
b)
espaço entrelinhas
-
1,5, para o texto em geral,
-
simples para as citações diretas com número de linhas superior a três e notas de rodapé;
c)
parágrafo
- recuar 2,5 cm no início dos parágrafos, em
geral,
-
não pular linha entre os parágrafos;
d)
fonte
-
times new roman
-
nº 12, em geral,
-
nº 11 para as citações diretas com número de linhas superior a três, notas de
rodapé, legendas e notas de tabelas
e ilustrações e número da página;
e)
redação
-
sempre colocar um texto após a indicação de cada seção,
-
iniciar as seções primárias em folha distinta,
-
as subseções de igual hierarquia devem ter, no mínimo, duas partes;
f)
ilustrações e tabelas
-
devem ser inseridas próximas ao texto a que se referem,
-
devem ser apresentadas pelo seu número e comentadas após a sua inserção;
g)
notas de rodapé
-
devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço
simples de entrelinhas e por um filete
de 3 cm, a partir da margem esquerda;
h)
siglas
-
quando aparecem pela primeira vez em uma página, devem estar entre parênteses
e ser precedidas pela forma completa
do nome,
-
para um número de siglas e abreviaturas superior a seis pode-se elaborar uma
lista, sendo indicadas por extenso
somente quando aparecerem pela primeira vez no trabalho;
i)
citações
-
observar a indicação do ponto do texto original e o da redação, no caso das
citações com número
de linhas superior a três,
-
a indicação da página onde consta a citação textual apresentada é obrigatória,
-
os nomes dos autores quando dentro de parênteses devem vir sempre em
letras maiúsculas,
-
citações com até três linhas, devem ser inseridas com aspas duplas no
texto não usar itálico,
-
usar aspas simples para citação inserida em outra citação. Indicar sempre
grifo nosso ou grifo do
autor,
-
a citação quando ultrapassar três linhas deve ser inserida em outra linha,
recuada a 4 cm da margem
esquerda, com letra 11 e sem aspas.
5 ELEMENTOS
PS-TEXTUAIS
a)
anexos / apêndices
-
título centralizado, não numerado,
-
apresentar o título em seguida a sua indicação:
-
os anexos devem ser referenciados no texto,
-
questionário respondido e entrevista entram como anexos,
- modelo de questionário padrão entra no Apêndice;
b)
referências
-
título centralizado, não numerado,
-
usar espaço simples entre as linhas,
-
pular uma linha entre as referências indicadas na lista de referências,
- usar alinhamento esquerda,
-
não recuar o início dos parágrafos,
-
a lista de referências deve conter todos os autores citados no texto,
-
os autores devem ser indicados na lista em ordem alfabética, utilizando-se o
sistema autor (data) para
a sua indicação no texto,
-
não indicar as referências pela sua sigla,
-
quando houver a indicação de CD-ROM, colocar a plataforma operacional, - apostilas reproduzidas não têm
indicação de editora [s.n.],
-
as apostilas que não têm capa devem ser referenciadas no rodapé,
-
a opção pela indicação dos elementos complementares deverá ser feita para todas
as referências.
LIVRO
Livro com um único
autor
SOBRENOME
(letras maiúsculas), nome abreviado. Título em negrito: subtítulo (se houver)
(sem negrito). Edição. Local: Editora, ano.
Ex.:
TAVARES, M. L. P. de. O ensino do lúdico nas escolas: aspectos gerais.
2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1981.
Livro com dois
autores
SOBRENOME,
nome abreviado; SOBRENOME, nome abreviado. Título (negrito): subtítulo, se
houver (sem negrito). Edição. Local: Editora, ano.
Ex.:
AMADEO, L. S.; FERRO, R. R. A realidade da Educação Brasileira. 3. ed.
São Paulo: Vozes, 1983.
Capítulo
de livro
SOBRENOME, nome abreviado (autor do capítulo). Título do capítulo
(sem negrito). In: SOBRENOME, nome abreviado (autor do livro), entre parênteses
Org, ou Ed. se houver, Título em negrito e subtítulo do livro (se houver) sem
negrito. Edição. Local: Editora, ano. Volume, capítulo, página inicial e final
da parte referenciada. Em havendo mais de um autor do livro, proceder como já
citado.
Ex.: MACHADO FILHO, L. Don Juan na literatura de hoje. In:
RIBEIRO, R. J. (Org.). A sedução e suas máscaras. São Paulo: Companhia
das Letras, 1988. cap. 10, p. 129-41.
ARTIGOS
DE REVISTAS, JORNAIS E INTERNET
Artigos de revistas
SOBRENOME,
nome abreviado (autor do artigo). Título do artigo. Nome da Revista em negrito,
local de publicação: Editora, volume, número do fascículo, página inicial e
final do artigo, ano de publicação.
Ex.
Com autor ALBUQUERQUE, J. A. O problema da evasão escolar no Ensino Médio. Veja.
São Paulo: Abril, v. 6, n 48, p. 25- 28, 2001.
Ex.
Sem autor ISTO É. A IMPORTÂNCIA da música no desenvolvimento intelectual de
crianças portadoras da Síndrome de Down. São Paulo: Três, v. 4, n.14, p. 7-
9, 1999.
Artigos de Jornais
SOBRENOME,
nome (abreviado) (autor do artigo). Título do artigo. Nome do Jornal em
negrito, local, dia, mês, ano. Número ou título do caderno, seção ou
suplemento. Páginas inicial-final.
Ex.:
MENDES, C. Aspectos da Psicologia dos excluídos. Folha de São Paulo, São
Paulo, 9 jun. 1997. Ilustrada, p. 2- 5.
Artigos
acessados diretamente na Internet (on-line).
Ex.: Com autor SILVA, M. M. Crimes da era digital. Net, Rio
de Janeiro, nov. 1998. Disponível em: <http://www.datavenia.inf.br/frameeartig.html>.
Acesso em 10 set. 2000.
Ex.: Com autor SENA, A.; CASTRO, M. G. S.; LOPES, R. R. de S. A
ascensão da carreira de profissionais de secretariado executivo a cargo de
gestão em Salvador.
Disponível
em: < http://www.dasecretariado.ufba.br/art%20rosa.pdf,> Acesso em 03
abr. 2007 .
Ex.: Sem autor
O UNIVERSO do profissional do secretariado executivo. Disponível
em <http://www.secretariamoderna.com.br/sm_vidaprof13.htm> Acesso em 01
maio 2007.
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