A ESCOLHA DO TEMA
O primeiro passo do TCC pode parecer o mais fácil. No entanto, essa etapa deve ser cumprida com cuidado para evitar problemas mais adiante.
Escolha um tema que esteja relacionado com seus interesses e que tenha a ver com seus primeiros passos na profissão. Dessa forma, você terá mais vontade em se aprofundar no assunto e se dedicar ao trabalho, além de poder utilizá-lo como referência na busca pelo seu primeiro emprego.
Defina uma área mais abrangente de estudo e depois vá se aprofundando até chegar a um tema bem específico.
Peça sugestões aos seus colegas que também atuam em sua área de interesse- , consulte a base de dados de TCC de outras universidades. A USP, por exemplo, disponibiliza o acesso ao banco da instituição abertamente. Sites como o BDTD (Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações),BNP (Biblioteca Nacional de Portugal) e Capes podem ajudá-lo bastante. Em último caso, recorra ao seu orientador para instruções sobre suas ideias.
ORIENTADOR: PEÇA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEU TRABALHO
Ao selecionar o orientador do TCC, é preciso ter em mente algumas questões importantes. Primeiramente, escolha um professor que tenha experiência no tema que você escolheu, pois somente assim ele poderá contribuir de forma construtiva.
Em seguida, pense em alguém que você tenha afinidade na forma de trabalhar. O orientador vai estar presente nos momentos cruciais do projeto e, por isso, é fundamental encontrar alguém adequado para a tarefa.
Faça questão de participar de todas as orientações e lembre-se que a responsabilidade pelos encontros é sua, e não dele.
PARA OS TRABALHOS COLETIVOS, A ESCOLHA DO GRUPO
Escolha as pessoas não somente por afinidades pessoais, mas levando em conta o interesse pelo tema e a disposição em contribuir para o projeto. Afinal, de nada adiantar ter seu melhor amigo trabalho caso ele não seja dedicado. Além de trazer problemas para o trabalho, indisposições como essa pode acabar afetando a relação de vocês!
Lembre-se que o Trabalho de Conclusão de Curso pode envolver momentos de cansaço e estresse e, por isso, é preciso contar com pessoas que saibam atuar em equipe e lidar com situações delicadas.
A ESTRUTURA DO PROJETO
Com o tema, orientador e grupo definidos, é hora de montar o projeto, que servirá como um guia no caminho a ser percorrido.
No documento, é preciso definir o tema do TCC, seus objetivos gerais e específicos e um cronograma de atividades. O projeto pode ser extremamente útil mais adiante, caso você e seus parceiros se sintam perdidos durante os trabalhos.
A dica principal para estruturar o seu projeto com maestria é que você se informe sobre a metodologia exigida pela sua instituição de ensino.
A BUSCA POR REFERÊNCIAS
A BUSCA POR REFERÊNCIAS
Agora chegou hora de colocar as mãos na massa. Pesquise tudo sobre o tema que você escolheu. Fontes boas para consulta são artigos, livros, revistas, jornais, sites, eventos e até mesmo outros trabalhos de conclusão de curso relacionados.
Não limite seu projeto a referências antigas e já consolidadas: busque se manter atualizado sobre o que de novo está sendo publicado na área enquanto o trabalho vai evoluindo. Os sitesDomínio Público, Biblioteca Digital Mundial e Biblioteca Digital Nacional do Brasil têm muito a contribuir com suas pesquisas!
Lembre-se que a quantidade e a qualidade de referências bibliográficas são fundamentais para embasar sua dissertação e garantir a credibilidade da pesquisa. E não se esqueça de sempre fazer referência ao autor e à obra citada, pois copiar o trabalho alheio é plágio – e isso é considerado crime!
Na dúvida ou caso faltem referências, procure o seu orientador: ele está no projeto para auxiliá-lo quanto a construção do seu trabalho.
VERIFIQUE A METODOLOGIA EXIGIDA EM SUA UNIVERSIDADE ANTES DE INICIAR O TRABALHO
Dependendo da instituição de ensino e do curso em questão, o TCC pode ser uma produção científica, uma atividade prática ou um estudo de caso. É preciso saber qual é a metodologia mais adequada para seu trabalho e seus objetivos.
O TCC deve seguir as normas da ABNT, que determinam a organização de citações e referências bibliográficas, por exemplo. Faça questão de conhecer as regras para iniciar a redação dos capítulos de forma correta, evitando o retrabalho com correções bruscas mais adiante.
REVISÃO: SEMPRE NECESSÁRIO
Ao finalizar o trabalho, será necessário revisá-lo algumas vezes. É comum que, nesse ponto, você já esteja familiarizado com o texto e deixe escapar alguns errinhos. Por isso, peça para seu orientador e outras pessoas lerem o trabalho sempre que possível, trazendo novos olhares sobre o TCC.
Durante a revisão, certifique-se de que não existem erros de gramática e ortografia, que podem ter impacto sobre sua nota final. Além disso, lembre-se de usar linguagem cientifica e formal, evitando coloquialismos e a utilização de expressões difíceis apenas para embelezar o texto. Vale também solicitar uma revisão da aplicação das normas e regulamentações para o desenvolvimento do trabalho, como da ABNT, por exemplo.
Elaborar um TCC de qualidade não é tão simples, mas com dedicação e atenção aos passos aqui citados, suas chances de obter o sucesso e conseguir o diploma ficam muito mais próximas. Bom trabalho!
FONTE: http://engenhariacotidiana.com/como-elaborar-um-tcc-com-sucesso-em-7-passos/
Comentários