“Sou um garoto que não conheceu o pai, que sempre sofreu bullying por ser nerd, por causa do cabelo, do sapato, da magreza. O estudo não combateu minha timidez, mas me ajudou a ser feliz”.
João Vitor Claudiano dos Santos é cearense, tem 16 anos e é aluno do 2º ano da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra de Fortaleza, acertou 172 das 180 questões que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O equivalente a 95,5% de acertos.
João revelou em uma entrevista que sua estratégia foi se adaptar à leitura, ler livros grandes e alguns com linguagem rebuscada. Sua ficha da biblioteca já vai para segunda folha e contém mais de 40 livros lidos.
Dormindo em média 4 horas por dia para garantir um bom rendimento, ele revelou depois da prova:
“Sempre ouvi falar da dificuldade que é o Enem e tinha medo. Mas quando vi, sinceramente, achei muito fácil.”
Ele ainda não sabe se irá cursar o 3º ano, mas quer fazer Ciências Biológicas e sonha em viajar para o Reino Unido pelo Ciência Sem Fronteiras. João sempre estudou em escolas publicas e será o primeiro da família a ingressar no ensino superior.
Lamentando pelas oito questões erradas, ele agora espera o resultado oficial, que deve sair em janeiro de 2015, mas, em um comparativo, João Vitor ultrapassou os 164 acertos da estudante mineira Mariana Drummond, que conquistou o primeiro lugar no Enem 2013.
Comentários