SIMULADO PROVÃO 2015 - SEGUNDOS ANOS

OLÁ GALERA, SEGUE O SIMULADO PARA O PROVÃO.

AS RESPOSTAS PODEM SER POSTADAS COMO COMENTÁRIO DESTE POST.



1 - Os principais fenômenos estudados pela eletroquímica são a produção de corrente elétrica, através de uma reação química (pilha), e a ocorrência de uma reação
química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.
I – As pilhas comuns são dispositivos que aproveitam a transferência de elétrons em uma reação de oxirredução, produzindo uma corrente elétrica, através de um condutor.
II – Em uma pilha a energia elétrica é convertida em energia química.
III – O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo (ΔEº > 0), o da eletrólise é não-espontâneo (ΔEº < 0).

Assinale a alternativa correta.

a)     somente a proposição II é verdadeira
b)     somente as proposições I e II são verdadeiras
c)     somente as proposições I e III são verdadeiras
d)     somente a proposição I é verdadeira
e)     todas as proposições são verdadeiras

2. A cobreação é a deposição de cobre metálico sobre um objeto formado por outro metal. Por exemplo, se um prego de aço (ferro) é colocado em contato com uma solução de sulfato de cobre (que contém íons ** 2+), ocorre um processo, de forma que o ferro se oxida e vai para a solução na forma de (Fe 3+) e o cobre da solução vai para o prego, se depositando na forma metálica.

Uma das evidências deste processo ao qual o texto se refere é:
a)     mudança de cor do prego, tornando-se com a cor característica do cobre
b)     mudança da cor da solução de sulfato de cobre passando de azul para incolor
c)     a formação de um precipitado de cor avermelhado proveniente dos íons de ferro
d)     a formação de um precipitado de cor avermelhado proveniente dos ions de cobre
e)     não ocorre mudança visual, pois a reação não é espontânea.


3. Os principais fenômenos estudados pela eletroquímica são a produção de corrente elétrica, através de uma reação química (pilha), e a ocorrência de uma reação
química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.
I – As pilhas comuns são dispositivos que aproveitam a transferência de elétrons em uma reação de oxirredução, produzindo uma corrente elétrica, através de um condutor.
II – Em uma pilha a energia elétrica é convertida em energia química.
III – O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo (ΔEº > 0), o da eletrólise é não-espontâneo (ΔEº < 0).

Assinale a alternativa correta.

a)     somente a proposição II é verdadeira
b)     somente as proposições I e II são verdadeiras
c)     somente as proposições I e III são verdadeiras
d)     somente a proposição I é verdadeira
todas as proposições são verdadeiras

4- Em 1886, dois cientistas de modo separado desenvolveram o método para separar a bauxita do alumínio metálico. Esses cientistas eram o americano Charles M. Hall e o francês Paul Héroult, por isso esse método passou a ser chamado de Processo de Hall-Héroult ou, simplesmente, Processo de Hall. O ponto chave que eles descobriram era como fazer o óxido de alumínio ficar no estado líquido. Eles utilizaram um fundente, o minério criolita (Na3AℓF6), que foi capaz de abaixar a temperatura de fusão do óxido de alumínio para cerca de 1000 ºC. Assim, essa mistura de óxido de alumínio e criolita foi colocada em uma cuba eletrolítica de aço revestida de carbono. Por essa mistura fundida passa uma corrente elétrica. As paredes do recipiente que ficam em contato com a mistura funcionam como polo negativo (cátodo), onde ocorre a redução dos cátions de alumínio. Já o ânodo (polo positivo) são cilindros constituídos de grafite ou de carvão, isto é, ambos formados de carbono, onde ocorre a oxidação dos ânions de oxigênio.  O processo descrito no texto trata-se de uma:
(A) eletrólise
(B) pilha
(C) combustão
(D) síntese
(E) reciclagem

Texto referente às questões 5 a 7

       Pilhas e Baterias causam impacto ao meio ambiente

Santarém - Pilhas e baterias podem causar sérios prejuízos ao meio ambiente e a saúde da população.
Para ajudar no destino final desses produtos, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabeleceu uma resolução que entrou em vigor no dia 11 deste mês e que determina aos comerciantes que façam a coleta. 

Se no início, as pilhas e baterias eram consideradas solução para todos os produtos modernos, no final das contas, elas podem se tornar um grande problema. 
Em contato com a água e outros organismos vivos, os metais que compõem esses produtos formam uma cadeia de contaminação. As pilhas causam impacto ambiental maior na zona rural, já que são bastante utilizadas pelos moradores do interior. De acordo com o educador ambiental Edy Lopes, no planalto as pilhas comprometem a área de agricultura.
“Elas acabam sendo jogadas a deriva na área de várzea e o prejuízo é ainda maior porque compromete tanto o solo quanto a água devido à subida e descida das águas”, informou o educador. Em Santarém, não existe posto de coleta de pilhas, e o destino final desses produtos é o aterro sanitário de Perema. A dispersão desses materiais compromete a capacidade de vida do aterro que era para durar 100 anos.
O que fazer quando pilhas e baterias, deixam de funcionar ainda é dúvida para muita gente. 
Algumas podem ser jogadas no lixo doméstico e outras não.
E fazer a diferença entre um tipo e outro não é uma tarefa muito simples.
Para acabar com a confusão, o Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu que até 2010 todos os pontos de venda de pilhas e baterias do país devem ter postos de coleta para receber os produtos usados.
Em Santarém, apenas as lojas locais das operadoras de celular, até o momento, estão procurando se adequar à exigência. Segundo o consultor de vendas José Carlos Monteiro, primeiramente deve-se isolar o lado negativo do positivo com uma fita isolante e destinar essa bateria para uma caixa de coleta. Depois de feito o procedimento, uma empresa especializada para esse serviço vai coletar essa bateria para dar o fim necessário, ou seja, ela poderá ser reciclada ou algo parecido. Se a bateria estiver com vazamento, o consultor deve imediatamente envolve-la com um papel, colocá-la dentro de um plástico e por fim isolá-la.


5- O grande problema envolvendo o descarte de pilhas no meio ambiente é a presença de alguns metais considerados tóxicos. De acordo com o que foi tratado em sala de aula, pela leitura do texto da pág. 5 do Caderno do Aluno Vol.4, os metais considerados tóxicos são:

(A) sódio, lítio e níquel
(B) mercúrio, cádmio e chumbo
(C) cádmio, prata e chumbo
(D) zinco, cobre e alumínio.
(E) mercúrio, zinco e cádmio.

6- De acordo com a leitura do texto acima uma das formas de descarte ideal para pilhas e baterias é:
(A)   jogá-las no lixo comum, uma vez que os catadores de lixo reciclável aproveitam o metal que envolve as pilhas para vender no ferro velho.
(B)   A coleta deve ser feita nas casas e descartar as pilhas e baterias no aterro em Perema, já que em Santarém não tem local adequado para o descarte
(C)   Criar postos de coleta nas cidades para que o destino desses materiais de acordo com as normas do CONAMA
(D)   em caso de vazamento da bateria, deve-se limpá-la antes de entregar ao coletor
(E)   o descarte das pilhas e baterias devem seguir normas estabelecidas pelas empresas de telefonia celular

A resolução do CONAMA 401/2008 no seu art 22 inciso III menciona que: “Não serão permitidas formas inadequadas de disposição ou destinação final de pilhas e baterias usadas, de quaisquer tipos ou características, tais como:- lançamento em corpos d’água, praias, manguezais, pântanos, terrenos baldios, poços ou cacimbas, cavidades subterrâneas, redes de drenagem de águas pluviais, esgotos, ou redes de eletricidade ou telefone, mesmo que abandonadas, ou em áreas sujeitas à inundação”.

No texto, o descarte das pilhas e baterias eram:

a) realizadas em áreas apropriadas de acordo com a lesgislação
b) locais determinados pelos fabricantes desses materiais na região
c) realizados em aterros sanitários localizados em Santarém
d) por um coletor das empresas e comércios da região para evitar danos maiores ao meio ambiente.
e) feitos em área de várzea comprometendo o solo e as águas

8- A cobreação é a deposição de cobre metálico sobre um objeto formado por outro metal. Por exemplo, se um prego de aço (ferro) é colocado em contato com uma solução de sulfato de cobre (que contém íons ** 2+), ocorre um processo, de forma que o ferro se oxida e vai para a solução na forma de (Fe 3+) e o cobre da solução vai para o prego, se depositando na forma metálica.

Uma das evidências deste processo ao qual o texto se refere é:
a)     mudança de cor do prego, tornando-se com a cor característica do cobre
b)     mudança da cor da solução de sulfato de cobre passando de azul para incolor
c)     a formação de um precipitado de cor avermelhado proveniente dos íons de ferro
d)     a formação de um precipitado de cor avermelhado proveniente dos ions de cobre
e)     não ocorre mudança visual, pois a reação não é espontânea.

9.  Na pilha eletro-química sempre ocorre:
 
a) oxidação do cátodo.
b) movimento de elétrons no interior da solução eletrolítica.
c) reação com diminuição de calor.
d) passagem de elétrons, no circuito externo, do ânodo para o cátodo.
e) reação de neutralização.


10.  Industrialmente, a soda cáustica (NaOH) é obtida por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio. Durante essa eletrólise, obtém-se como sub-produtos:
a) hidrogênio e cloro no ânodo
b) somente hidrogênio no ânodo
c) somente cloro no cátodo
d) hidrogênio e cloro no cátodo
e) somente cloro no ânodo


Comentários

Nome : LUIZ HENRIQUE SILVA SANTOS N-29 2-A LEOPOLDO SANTANA

1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-C
7-E
8-C
9-D
10-E
E.E. PROF. LEOPOLDO SANTANA
Thayná N.Nery dos Santos nº42 2ºANO A

Respostas das questões propostas

1.C
2.C
3.C
4.B
5.B
6.C
7.E
8.C
9.D
10.E
Anônimo disse…
GUSTAVO DA SILVA ZANELATO nº11 2°ano G


1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-C
7-E
8-C
9-D
10-E
Anônimo disse…
Luis Antonio Gomes Santos Nº:44 Serie: 2ºG

1.C
2.C
3.C
4.B
5.B
6.A
7.E
8.D
9.D
10.E
Anônimo disse…
Andressa Jesus da Cunha Nº:05 Série:2ºanoA

1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-C
7-E
8-C
9-D
10-E

Unknown disse…
E.E Leopoldo Santana
Nome:Bianca da Costa Nº 05 2ºG
1-C
2-E
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4-B
5-B
6-E
7-E
8-E
9-D
10-E
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Nome: Leonardo Santos Almeida 2C

1-A
2-D
3-C
4-B
5-B
6-E
7-E
8-E
9-D
10-E
Unknown disse…
Nome: Douglas Vassoler Diniz nº45 série:2 G

1.C
2.C
3.C
4.B
5.B
6.A
7.E
8.D
9.D
10.E
Anônimo disse…
Nome: Rafael Dos Santos Bruno nº30 série:2 G

1.C
2.C
3.B
4.B
5.B
6.A
7.C
8.D
9.D
10.A
Anônimo disse…
Nome: Karinny Pereira Nunzio N°18 / 2°G

1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-A
7-E
8-D
9-D
10-E
Anônimo disse…
Nome:Pedro Henrique Marcos Vilar Nº 37 2ºA

1-C
2-E
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4-B
5-B
6-E
7-E
8-E
9-D
10-E
Anônimo disse…
Nome:Raquel Souza nº31 série:2 G

1.C
2.C
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5.B
6.A
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9.D
10.E
Anônimo disse…
Nome:Sthefani Cristhina Oliveira Nº35 2ºG

1.C
2.C
3.C
4.B
5.B
6.A
7.E
8.D
9.D
10.E
Unknown disse…
Larissa braga dos santos N° 19 /2G

1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-E
7-E
8-D
9-D
10-A
Anônimo disse…
Leticia do Amor Divino dos Santos n°20 2°G

1-c
2-c
3-c
4-b
5-b
6-a
7-e
8-d
9-d
10-e
Anônimo disse…
Wesley Henrique da Silva Lopes N°41/2G
1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-E
7-E
8-D
9-D
10-E
Anônimo disse…
Beatriz Lopes Miranda N°02/ 2°G
1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-A
7-E
8-D
9-D
10-E
Anônimo disse…
São Paulo, 25 de novembro de 2015.
Nome: Letícia Fernandes Menezes, número 27, série: 2C

Respostas do Simulado do Provão.

1- C
2- D
3- A
4- C
5- B
6- E
7- E
8- D
9- D
10- E
Anônimo disse…
Maria Aparecida Oliveira n.29 2C
1-C
2-C
3-C
4-A
5-B
6-A
7-B
8-D
9-D
10-E
Anônimo disse…
João vitor dos Santos carvalho n:24 2A

1-c
2-c
3-a
4-a
5-b
6-e
7-e
8-d
9-d
10-e
Unknown disse…
Gilcelene Evangelista Souza nº12 2ºC

Respostas das questões

1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-C
7-E
8-C
9-D
10-E
Anônimo disse…
Lucas Fernandes de Araújo 2ºA Nº27

Resposta das questões
1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-A
7-E
8-D
9-D
10-E
Red Lipstick disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabricia disse…
Fabricia de Jesus, 14 / 2A

Respostas:
1- C
2- C
3- C
4- B
5- B
6- C
7- E
8- D
9- D
10- E
Unknown disse…
Nome: Ricardo Washington, 32 2ºG.


1- c
2- c
3- c
4- b
5- b
6- c
7- e
8- d
9- c
10- e
Anônimo disse…
FABIOLA MAYARA ROSA - NUMERO 10 - 2 G

1 - c) somente as proposições I e III são verdadeiras
2 - d) a formação de um precipitado de cor avermelhado proveniente dos ions de cobre
3 - c) somente as proposições I e III são verdadeiras
4 - a) eletrólise
5 - d) zinco, cobre e alumínio.
6 - c) criar postos de coleta nas cidades para que o destino desses materiais de acordo com as normas do CONAMA.
7- e) feitos em área de várzea comprometendo o solo e as águas.
8 - b) mudança da cor da solução de sulfato de cobre passando de azul para incolor.
9 - d) passagem de elétrons, no circuito externo, do ânodo para o cátodo.
10 - e) somente cloro no ânodo.
Anônimo disse…
Julia Silva De oliveira N°17/ 2°G

1c
2c
3c
4b
5b
6c
7e
8d
9c
10e
Unknown disse…
Thais Abade Augusto, n°37 - 2°G

1- C
2- C
3- C
4- D
5- D
6- A
7- B
8- D
9- E
10- E
Unknown disse…
Nome:Amabili Morais N:1 Serie: 2A 1-c 2-c 3-c 4-b 5-b 6-c 7-e 8-d 9-c 10-e
Anônimo disse…
Marília de Souza 31 2A
Resposta:
1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-A
7-E
8-D
9-D
10-E
BRabelo disse…
Nome:Brenda Rabelo N: 9 Serie:2A 1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-c
7-E
8-D
9-D
10-e
Anônimo disse…
BEATRIZ DE OLIVEIRA FREITAS
2 ano G
Número 01

Respostas:
1 C
2 C
3 D
4 B
5 B
6 C
7 E
8 D
9 D
10 E
Unknown disse…
Nome:gabrielle Rocha N:20 Serie:2A 1-c 2-c 3-c 4-b 5-b 6-c 7-e 8-d 9-d 10-e
Anônimo disse…
BIANCA CAMARA MORENO Nº 08 2ºANO A.
1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-A
7-E
8-D
9-D
10-E
Anônimo disse…
Henrique Aparecido N:14 2C
1- C
2- C
3- C
4- B
5- B
6- A
7- E
8- D
9- D
10- E
Anônimo disse…
Leticia Nascimento Lima nº21 2G
1- C
2- C
3- C
4- B
5- B
6- A
7- E
8- D
9- D
10-E
Unknown disse…
Sabrina Campos 33, 2G
1- C
2- C
3- C
4- B
5- B
6- A
7- E
8- D
9- D
10-E
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Nome : Paulo Henrique N:36 2A
1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-A
7-E
8-D
9-D
10-E (Obs: E-mail de outra pessoa , por não ter mais acesso ao meu )
Unknown disse…
Nome:Jaqueline Rodrigues Cardoso. N°12 Série:2°G


1-c
2-c
3-c
4-b
5-b
6-a
7-e
8-d
9-d
10-e

Anônimo disse…
E.E Leopoldo Santana
Nome:matheus melo da cruz N°25 2°G

1-c
2-c
3-c
4-b
5-b
6-a
7-e
8-d
9-d
10-e
Anônimo disse…
E.E Leopoldo Santana
Nome:João Paulo B. Dos Santos N:13 Serie: 2G
1- C
2- C
3- C
4- B
5- B
6- A
7- E
8- D
9- D
10- E
Anônimo disse…
Melissa Lara Melo de Oli N 33 2C

1 - C. 2 - C. 3 - C. 4 - B. 5 - B.

6 - E. 7 - E. 8 - C. 9 - D. 10 - E
Unknown disse…
Nome: Letícia Martelo N:48 2°A
1-C
2-C
3-C
4-B
5-B
6-A
7-E
8-D
9-D
10-E
Unknown disse…
Nome:Amanda Beatriz N:02 serie:2A 1-c 2-d 3-c 4-a 5-b 6-c 7-e 8-d 9-d 10-e
Anônimo disse…
Nome: Pedro Paulo Macedo n°38 2°A
1- C
2- C
3- C
4- B
5- B
6- A
7- E
8- D
9- D
10- E
Unknown disse…
Nome:DEbora n:12 Serie:2A 1-c 2-d 3-c 4-a 5-b 6-c 7-e 8-d 9-d 10-e
Anônimo disse…
Nome: Vinicius Albuquerque Mota Nº41 Série: 2ºF
1- C
2- C
3- C
4- B
5- B
6- A
7- E
8- D
9- D
10-E
Anônimo disse…
Nome: Vinicius Barbosa da Silva Nº41 Série: 2ºD
1. C
2. C
3. C
4. B
5. B
6. A
7. E
8. D
9. D
1. E