FIES 2016

OLÁ GALERA!!!

AQUELES ESTUDANTES QUE CONSEGUIRAM FINALIZAR O ENSINO MÉDIO DEVEM FICAR ATENTOS PARA O PRAZO DE INSCRIÇÃO NO FIES.

EXISTEM NOVAS REGRAS, FIQUEM DE OLHO NO SITE DO MEC

As novas regras mantêm a orientação de prioridade para cursos de graduação da área da Saúde (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, etc.), cursos de Engenharia, e cursos para formar professores. 70% das vagas ficam para estes cursos.
O critério novo desta rodada do Fies 2016 é que os cursos de Microrregiões do  país que têm baixos Índices de Desenvolvimento Humano terão prioridade. Adicionalmente, os cursos de graduação com melhores notas em indicadores de qualidade terão também a preferência em vagas a serem financiadas.
Na prática as regras do Fies 2016 mostram que  o ‘velho Fies’ está mesmo morto e sepultado. O programa serviu de vitrine na campanha eleitoral da reeleição da presidente Dilma Roussef, mas foi jogado na sarjeta após o resultado da eleição.  Foram 750 mil contratos no ano da eleição, e apenas 350 mil em 2015.

Não há o número oficial de financiamentos para 2016, mas deve ficar igual ou abaixo de 2015.  As vagas foram cortadas ao meio e o juro cobrado no financiamento aumentou 91% em relação a 2014, o ano da eleição. Mesmo assim ainda vale a pena tentar. Veja abaixo as novas regras do Fies 2016 para você financiar o seu curso de graduação:

Confira as novas regras:

1 – Candidatos precisam ter média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não podem ter zerado na Redação. A nota do Enem passa a ser classificatória na disputa entre os candidatos;
2 – Cursos avaliados com notas 4 e 5 (muito altas)  nos critérios do MEC têm a prioridade para ofertar vagas pelo Fies;
3 – Prioridade para Microrregiões com baixos Índices de Desenvolvimento Humano;
4 – 70% das vagas serão para cursos das áreas da Saúde, das Engenharias, e para Formar Professores;
5 – Os juros passaram de 3,4% ao ano para 6,5% ao ano;
6 – O limite de renda familiar mensal per capita caiu para 2,5 salários mínimos. Veja aqui como calcular sua Renda Familiar em apenas 5 minutos.

Comentários