OLÁ GALERA,
APÓS FINALIZADA A AULA PRÁTICA VOCÊS DEVERÃO ELABORAR O RELATÓRIO. COMO JÁ FIZERAM O PLANO, O RELATÓRIO FICA MAIS FÁCIL JÁ QUE BOA PARTE DO PLANO SERÁ USADO PARA ELABORAR O RELATÓRIO.
EM SEGUIDA, VOCÊS TEM AS ORIENTAÇÕES DE COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA.
ENSINO MÉDIO - QUÍMICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
APÓS FINALIZADA A AULA PRÁTICA VOCÊS DEVERÃO ELABORAR O RELATÓRIO. COMO JÁ FIZERAM O PLANO, O RELATÓRIO FICA MAIS FÁCIL JÁ QUE BOA PARTE DO PLANO SERÁ USADO PARA ELABORAR O RELATÓRIO.
EM SEGUIDA, VOCÊS TEM AS ORIENTAÇÕES DE COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA.
RELATÓRIO
AULA PRÁTICA - QUÍMICA
Como elaborar o
Relatório
O Relatório de aulas
práticas deverá ser digitado eletronicamente, utilizando a matriz anexa e fonte
“Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e com espaçamento 1,5 entre as linhas e
duplo entre parágrafos. Os gráficos deverão ser gerados em Excel. Quanto às ilustrações poderão ser cópias fieis de
publicações, desde que as fontes sejam citadas no trabalho.Finalmente, o
Relatório deverá ser impresso em folha A4.
As partes que compõem esse trabalho acadêmico
são:
1.
Introdução:
é o resumo da teoria que fundamenta a prática de laboratório realizada,
utilizando obrigatoriamente as respectivas citações bibliográficas, lembrando
que a cópia de textos de outros autores, sem que se faça referência dos mesmos, é crime previsto em lei.
2.
Objetivos: é a descrição sucinta
do que se pretende obter da experiência.
3. Parte Experimental
3.1.
Materiais e reagentes: descrição dos materiais e das
preparações dos reagentes utilizados nessa prática;
3.2.
Procedimento experimental: descrição do
procedimento seguido em aula, não necessariamente o procedimento proposto,
justificando e discutindo a escolha;
3.3.
Esquema da aparelhagem: descrição do equipamento e esquema do
arranjo experimental, ressaltando as principais características das unidades
utilizadas;
3.4.
Cálculos: é a demonstração matemática da aplicação dos
dados obtidos durante o experimento, traduzindo-os em resultado final;
3.5.
Gráficos, tabelas ou figuras: são itens que
valorizam o trabalho e devem ser auto-explicativos.
4.
Resultados
e Discussão:
sempre que possível, comparar os resultados obtidos experimentalmente com os
esperados teoricamente ou que constem na literatura. Discutir os resultados
obtidos.
5.
Conclusões: exprimir sucintamente
o seu parecer acerca do experimento e dos resultados obtidos, devendo ser
comprobatórios dos objetivos propostos.
6.
Referências: citar todas as obras
consultadas, empregando a NBR 6023, da
ABNT.
7.
Anexos: fichas técnicas dos
reagentes utilizados.
AGORA QUE JÁ SABEM COMO FAZER O RELATÓRIO, basta seguir modelo abaixo para elaborá-lo.
E.E.
PROFESSOR JOSÉ GERALDO DE LIMA – ENSINO INTEGRAL
ENSINO MÉDIO - QUÍMICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Plano de aula: Laboratório Código:
LAB01
Curso: Ensino Médio Turma:
Disciplina: Química Professor:
Ubiratan
Local: São Paulo Data:
Tipo: Experimento Tema:
Palavras-chave: (mínimo 3)
1. INTRODUÇÃO
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2. OBJETIVOS
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3. PARTE EXPERIMENTAL
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materiais e reagentes// procedimento
experimental/ esquema da aparelhagem
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cálculos/ gráficos, tabelas ou ilustrações.
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4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
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5. CONCLUSÕES
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6. REFERÊNCIAS (ABNT – norma NBR 6023)
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1.
Anexos – Fichas
técnicas dos reagentes utilizados
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São Paulo, ______de ______________
de 2016 .
assinatura do estudante
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