ENEM - 2013: SUSTENTABILIDADE


Muito se sabe sobre a preservação do Meio Ambiente, a reciclagem de lixo e os impactos que ocorrem na Natureza caso nada seja feito para impedir a degradação ambientável, certo? Para seu Enem 2013, você deve saber também, além disso, as práticas de Desenvolvimento Sustentável para o século XXI.

Um dos assuntos mais recorrentes em todas as provas do Enem diz respeito à Ecologia. Por ela, pode-se estudar conceitos da química, da biologia, da geografia, da física e de vários assuntos de atualidades, você sabia? Segundo o portal UniversiaEcologia foi um dos assuntos que mais caíram na prova e, é claro, você deverá estar muito atento a esse tema para o Enem 2013. Mas como você estudará ecologia para sua prova? Fique com a gente e saiba tudo sobre um importante assunto para o Enem 2013: o Desenvolvimento Sustentável!
Veja abaixo, numa reportagem da TvBrasil,  mostra direitinho o que é Desenvolvimento Sustentável, sua história e as implicações para o Brasil atual. Para o Enem 2013, veja como isso se repercute no presente e se repercutirá nas próximas gerações caso nada seja feito. Atente-se para a relação entre a preservação do Meio Ambiente, a recuperação de áreas degradadas e o uso consciente da Natureza para subsistência do ser humano.
Preservar o Meio Ambiente é muito importante e o Desenvolvimento Sustentável está aí para isso: usar os recursos naturais de forma consciente! Veja abaixo, para o Enem 2013, como se organizam os três pilares da preservação ambiental sob a lógica da política sustentável!
No quadro, para sua prova do Enem 2013, você deve entender que:
a) Sustentabilidade Sócio-Política centra-se no equilíbrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social como sócio-econômica. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.
b) Sustentabilidade Econômica, enquadrada no âmbito do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. Aos conceitos tradicionais de mais valias econômicas são adicionados como fatores a ter em conta, os parâmetros ambientais e sócio-econômicos, criando assim uma interligação entre os vários setores. Assim, o lucro não é somente medido na sua vertente financeira, mas igualmente na vertente ambiental e social, o que potencia um uso mais correto quer das matérias primas, como dos recursos humanos. Há ainda a incorporação da gestão mais eficiente dos recursos naturais, sejam eles minerais, matéria prima como madeira ou ainda energéticos, de forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos, ou seja, a sua exploração sem colocar em causa o seu esgotamento, sendo introduzidos elementos como nível ótimo de poluição ou as externalidades ambientais, acrescentando aos elementos naturais um valor econômico.
c) Sustentabilidade Ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

Comentários