SORO FISIOLÓGICO: QUÍMICA NA SAÚDE

O Soro Fisiológico é uma Solução muito usada e conhecida pelos hospitais.


Constituída de Cloreto de Sódio e Água Destilada, deverá ser aplicado de preferência por via Endovenosa, o qual deverá apresentar uma certa Concentração adequada aplicada para pacientes, porque em excesso poderá provocar a Morte das Células, devido a alta concentração do Sal.


Podemos determinar a Concentração exata do Soro Fisiológico, usando o Método Analítico da Titulação, sendo seu volume determinado da maneira mais exata possível, onde a Solução é titulada e padronizada, com uma Solução de Nitrato de Prata , AgNO3 , de concentração 0.10 mol/ L..

A Primeira gota de Nitrato de Prata, NaNO3 obtida após precipitação total do Cloreto, o que ocorre de forma lentamente gotejada pelas bureta.

A Reação correspondente para este Método analítico será dada por:

NaCl ( aq)+ AgNO3 ( aq) -----> AgCl ( s) + NaNO3 ( aq)

Esta Reação fornecida acima está rigidamente balanceada nos coeficientes.

Nesta Reação ocorre a Precipitação do Cloreto de Prata, AgCl ( s) um Sal branco, o que evidenciado por Ação de um Indicador incolor, produz uma Solução de cor salmão, o que comprovará a Precipitação.

A Proporção desta Reação será de 1: 1, onde também é determinada a Concentração de NaCl, onde o volume da amostra também é conhecido.

Comentários