LET´S PLAY A GAME - ORIENTAÇÕES

OLÁ GALERA,

O BIMESTRE ESTÁ ACABANDO, MAS NADA DE DEIXAR A PETECA CAIR. NOSSO PENÚLTIMO DESAFIO SERÁ O LET´S PLAY A GAME.

LEIAM ABAIXO AS ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A ATIVIDADE.

O QUE É?
UMA ATIVIDADE NA QUAL UM GRUPO DE ALUNOS ELABORARÁ UM JOGO COM CONCEITOS DE QUÍMICA.

COMO É? 
SERÃO FORMADOS GRUPOS DE NO MÁXIMO 7 ALUNOS (AGRADEÇAM AOS ALUNOS DO 2M QUE INSISTIRAM MUITO).
CADA GRUPO DEVERÁ ELABORAR UM JOGO. PODE SER DE CARTAS, TABULEIRO, ETC. SÓ NÃO PODE UTILIZAR GAMES COM COMPUTADOR.
O JOGO PODE SER INÉDITO OU UMA ADAPTAÇÃO DE UM JÁ EXISTENTE.
O GRUPO ESCOLHE UM TEMA PARA DESENVOLVER O JOGO, PORÉM NA TURMA DEVERÁ TER GRUPOS SUFICIENTES PARA QUE TODOS OS TEMAS SEJAM ESTUDADOS.
O GRUPO DEVE APRESENTAR O JOGO PARA A TURMA E DEPOIS MONTAR AS "MESAS DE JOGOS" PARA QUE HAJA O RODÍZIO ENTRE OS DEMAIS ALUNOS.
NA TURMA HAVERÁ "MESAS DE JOGOS", LOCAIS NOS QUAIS OS ALUNOS JOGARÃO CADA ESTILO DE JOGO COMO NUM CASSINO.

QUAIS SÃO OS TEMAS?
PARA OS PRIMEIROS ANOS OS TEMAS SÃO:
- LEIS PONDERAIS: LEI DE PROUST E LAVOISIER
- MODELOS ATÔMICOS: DALTON, THOMSON, RUTHERFORD E BOHR
- TABELA PERIÓDICA:
- LINGUAGEM DA QUÍMICA: SÍMBOLOS, FÓRMULAS QUÍMICAS, NÚMERO ATÔMICO E DE MASSA, ETC. ATÉ MESMO SÍMBOLOS USADOS PELOS ALQUIMISTAS
- BALANÇO DE MASSAS (ESTEQUIOMETRIA)
- EQUAÇÕES QUIMICAS
- METAIS: ESTUDAR FERRO E COBRE.  MAS PODE ACRESCENTAR OUTROS

PARA OS SEGUNDOS ANOS OS TEMAS SÃO:
- MODELOS ATÔMICOS: DALTON, THOMSON, RUTHERFORD E BOHR
- TABELA PERIÓDICA:
- LIGAÇÕES QUÍMICAS: IÔNICA, COVALENTE SIMPLES, COVALENTE COORDENADA E METÁLICA
- ENTALPIA
-RADIOATIVIDADE
- FORÇAS INTERMOLECULARES

EM TODOS OS TEMAS DEVEM SER ESTUDADOS AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS. ASSUNTOS QUE DEFINAM OS TEMAS DENTRE OUTROS.

PARA QUANDO É?
ESTE TRABALHO TERÁ INÍCIO NO 3º BIMESTRE, APÓS A GINCANA

E AS AULAS?
ISTO JÁ É UMA AULA. DIFERENTE DO TRADICIONAL GIZ E LOUSA. PORTANTO, FAÇAM COM CAPRICHO

A SALA PODE SER DECORADA?
SIM. A SALA PODERÁ SER AMBIENTADA COMO SE FOSSE UM LOCAL DE JOGOS PARA CRIAR UM CLIMA DIFERENTE E PRAZEROSO. UMA LAS VEGAS DO LEOPOLDO. (SEM APOSTAS E AFINS CLARO!!!)

PODERÁ TER GRUPOS COM OS MESMOS TEMAS?
SIM, DESDE QUE NA TURMA SEJAM ABORDADOS TODOS OS TEMAS.

PODERÁ TER GRUPOS COM OS MESMOS ESTILOS DE JOGOS E TEMAS DIFERENTES?
SIM. PORÉM SERIA INTERESSANTE QUE OS ESTILOS FOSSEM DIFERENTES.

NOTA DO BLOGUEIRO:
LEMBRANDO QUE NÃO EXISTE A INTENÇÃO DE PROMOVER A PRÁTICA DE JOGATINA ENTRE OS ALUNOS. ESTA PRÁTICA DO USO DE JOGOS DE FORMA PEDAGÓGICA VEM SIDO OBJETO DE ESTUDO DE MUITAS UNIVERSIDADES ESPALHADAS PELO BRASIL E MUNDO. O FATO DE AMBIENTAR A SALA DE AULA COM ELEMENTOS DE JOGOS É APENAS UMA MANEIRA PEDAGÓGICA, ARTÍSTICA E CRIATIVA DE TER UM AMBIENTE QUE INCENTIVE OS ALUNOS.

ENFIM, QUE OS JOGOS COMECEM!!!






Comentários