DETERMINAÇÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO - 2ºANOS

OLÁ GALERA DOS SEGUNDOS!!!



NA SEMANA PASSADA DEMOS INÍCIO AOS PROCEDIMENTOS DA PESQUISA SOBRE OXIGÊNIO DISSOLVIDO EM ÁGUA.

PARA QUE TODOS TENHAM ACESSO AOS PROCEDIMENTOS RESOLVI POSTAR OS ITENS MAIS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DE VOCÊS.

Materiais e reagentes
• 3 garrafas PET de refrigerante de 2 L
• 3 pedaços de palha-de-aço usada em limpeza doméstica.
• Água de torneira, aquário e da chuva
• Papel de filtro (usado para coar café)
• Acetona comercial
• Bastão de vidro
• Estufa ou forno de fogão doméstico
• Balança de supermercado (com precisão de ±0,01 g)

Procedimento
Para a execução do experimento, deve-se pesar três pedaços de palha de aço de aproximadamente 1,5 g cada. Com o auxílio de um bastão de vidro, cada um dos três pedaços já pesados deve ser introduzido em uma garrafa PET devidamente identificada.
Em seguida, abre-se a torneira de onde será coletada água, de forma que o fluxo de água que saia desta seja bem pequeno. As garrafas devem ser inclinadas (~30°) com relação à torneira. O fluxo de água deve escoar pelas paredes da garrafa, de forma a evitar uma oxigenação da água nesta etapa. Após a coleta das amostras, as garrafas devem permanecer abertas por 15 minutos e depois fechadas e observadas por cinco dias.
Passado este tempo, as garrafas devem ser abertas e o sólido marrom avermelhado (ferrugem) nelas
contido deve ser recolhido por filtração.
O papel de filtro deve ser previamente seco (110 °C, 1 h), esfriado à temperatura ambiente e pesado. O sólido deve ser lavado com acetona, a fim de facilitar a secagem. O sistema (papel + sólido) deve ser seco em estufa (110 °C, 1 h) e depois transferido para um dessecador.
Caso se utilize forno caseiro em substituição à estufa, não use acetona em hipótese alguma. Determina-se a massa do sólido vermelho formado utilizando balança. O sistema (papel + ferrugem)
à temperatura ambiente deve ser pesado e a massa de ferrugem determinada pela subtração da massa
do papel filtro.
Por meio da estequiometria da reação de formação da ferrugem, é possível calcular a COD na água das garrafas. Os resultados devem ser expressos nas unidades mg L-1.

CÁLCULOS
A COD pode ser determinada através da massa de Fe2O3.nH2O formada. Supondo-se que as águas de hidratação (nH2O) foram eliminadas no processo de secagem, realizado em estufa, a 110 °C por 1 h, pode-se calcular a COD a partir da massa de Fe2O3 obtido usando-se a Equação 1.
Por exemplo, para a amostra 1 na Tabela 1:
2Fe(s) + 3/2O2(g) → Fe2O3(s)
(3/2) . 32,00 g — 159,69 g
x — 0,05569 g

Portanto, x = 0,01674 g ou 16,74 mg de OD contido na garrafa PET.

O volume da garrafa PET é 2,10 L. Então, haviam 16,74 mg de OD em 2,10 L de água. Para expressar o resultado como COD (em mg L-1), usa-se a relação:
16,74 mg de O2 — 2,10 L
y — 1 L

Portanto, y = 7,97 mg de OD por litro da amostra 1.

Comentários

Unknown disse…
If you're trying hard to lose kilograms then you have to jump on this brand new personalized keto plan.

To create this keto diet service, certified nutritionists, fitness trainers, and cooks joined together to produce keto meal plans that are effective, suitable, economically-efficient, and fun.

Since their grand opening in early 2019, hundreds of individuals have already remodeled their body and well-being with the benefits a smart keto plan can give.

Speaking of benefits; clicking this link, you'll discover eight scientifically-proven ones offered by the keto plan.