MODELO DE RELATÓRIO DE PESQUISA - 2ºANOS

OLÁ GALERA !!

CONFORME O COMBINADO EM SALA, SEGUE O MODELO E ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O RELATÓRIO DE PESQUISA DOS GRUPOS DE LABORATÓRIO.



ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PESQUISA
QUÍMICA

Para que fazer o relatório?
Este documento é utilizado para avaliação do projeto. Devem constar no relatório os dados fundamentais de cada etapa do projeto que transmitam uma ideia clara do que foi desenvolvido, facilitando a análise pelo avaliador.

Critérios de avaliação do Relatório da Pesquisa:
Clareza na redação.
Linguagem científica.
Conteúdo coerente com o trabalho realizado.
O relatório deve ser entregue no dia 08/06.
A apresentação deste documento deve seguir obrigatoriamente todas as orientações abaixo:
- ser encaminhado para o email:
ubiratanpasim@gmail.com com o assunto RELATÓRIO DE PESQUISA e o TÍTULO DA PESQUISA;
- quanto a formatação: ter entre 5 e 15 páginas; folha A4;  texto fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 (cor preta); espaçamento 1,5; numeração de páginas.

1  ESTRUTURA
A elaboração do Relatório da Pesquisa tem por objetivo transmitir com exatidão o desenrolar da pesquisa, suas limitações, as conquistas, a análise dos dados obtidos, as conclusões e recomendações, apresentando:

1.1 Pré-textual
a) Capa: título, autores, escola, ano;(ver modelo)
b) folha de rosto: título, autores (alunos), orientador, contatos (telefone e e-mail), escola; (ver modelo)
c) folha de aprovação; (ver modelo)
d) dedicatória (opcional);
e) agradecimentos (opcional);
f) epígrafe (opcional);
g) resumo:  indicação do assunto, dos objetivos, da metodologia da pesquisa e dos resultados alcançados, redigido em um único parágrafo de 150 a 350 palavras no máximo
h) palavras-chave: um mínimo de três palavras relativas ao tema da pesquisa.
i) lista de ilustrações (se houver);
j) lista de tabelas (se houver);
k) lista de abreviaturas e siglas (se houver);
l) lista de símbolos (se houver);
m) sumário: relação dos capítulos e subcapítulos do relatório e as respectivas páginas.

 2  INTRODUÇÃO

A introdução corresponde a uma apresentação geral do trabalho, fornece uma visão global do assunto tratado e de seu contexto (a problemática em que o assunto se insere e define de forma clara e concisa o tema/problema que foi objeto da pesquisa).
Após a definição e delimitação do problema da pesquisa, o autor deve apresentar os argumentos que justificaram sua realização: a importância do estudo tanto do ponto de vista teórico como do ponto de vista prático, seu significado científico e relevância social, resultados ou benefícios que esperava obter.

2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral – refere-se ao propósito maior do trabalho, ao resultado final que o autor pretende alcançar. Como todo objetivo, inicia-se com um verbo no infinitivo.
2.2 Objetivos específicos – detalham ou especificam as etapas ou ações que possibilitarão alcançar o objetivo geral; os objetivos específicos têm um caráter mais concreto do que o objetivo geral, do mesmo modo que estes, são formulações que se iniciam com o verbo no infinitivo.

3  REFERENCIAL TEÓRICO

Item obrigatório, no qual o pesquisador registra o conteúdo disponibilizado em livros, revistas, internet, etc,  já publicado e utilizado como base para a sua pesquisa.

4  METODOLOGIA (OU MATERIAIS E MÉTODOS)

Deve apresentar:
a) tipo de pesquisa (descritiva, explicativa, estudo de caso, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental);
b) início e término da pesquisa (conforme cronograma e caderno de campo);
c) local da pesquisa e descrição;
d) variáveis (quando for o caso); definição conceitual, operacional e controle das variáveis; indicadores usados; população e sistema de amostragem; instrumentos de coleta de dados, equipamentos e materiais;
e) procedimentos: descrição das etapas, técnicas, normas e procedimentos usados para a coleta de dados;
f) descrição dos métodos de análise, avaliação, validação, tratamento estatístico dos dados obtidos e limitações do método (quando for o caso).

5  RESULTADOS E DISCUSSÕES
Interpretação dos dados obtidos, estabelecendo ligação com os resultados de outros estudos ou com dados teóricos publicados. Pode-se apresentar gráficos, tabelas, etc.

6  CONCLUSÃO
Considerações finais sobre o desenvolvimento e os resultados da pesquisa e projeções futuras.


7  REFERÊNCIAS
Relação das principais referências bibliográficas consultadas: livros, revistas, internet, etc.

Comentários